Como fazer turismo gastronômico

Quando vamos viajar temos muitos itens que gostaríamos de ver, sendo que cada cidade, estado e até mesmo país tem suas principais atrações turísticas. Turismo significa conhecer novos lugares e principalmente novas culturas, algo que não vemos normalmente no nosso dia a dia, saindo da rotina. 

Existem muitos aspectos quando falamos de uma cultura, podemos falar muito da história de um lugar, seus costumes, a música, a literatura, a arquitetura e a maioria deles podem ser conhecidas, se você realizar um passeio pelos diversos museus que cada uma das cidades tem, ou então se fizer amizade com pessoas do local. 

Mas existe um aspecto que tem ganhado cada vez mais importância durante uma viagem turística e que também faz parte da cultura de um local: a gastronomia. Muitas pessoas viajam para diversos locais do mundo apenas para conhecer mais da culinária desse local. Isso é que chamamos de turismo gastronômico. 

Apesar de estar cada vez mais difundido, esse tipo de turismo ainda é um pouco estranho para algumas pessoas, pois elas ainda não têm uma ideia de como fazê-lo, nem de por onde começar. Mas na verdade é que fazer turismo gastronômico é bastante simples, muito mais do que você pode imaginar. 

Estou aqui para lhe dar algumas dicas e te contar alguns segredos meus de como eu planejo minhas viagens de turismo gastronômico e que são um ótimo ponto de partida para todos começarem seus roteiros. Preparem-se para ficar com um pouco de fome, já que essa conversa vai ser apenas sobre comida!

Confira a seguir!

Conheça a história do local 

O primeiro passo para que você possa planejar sua viagem de turismo gastronômico, com certeza passa por você conhecer a história do lugar. Isso porque a culinária está diretamente ligada com os costumes históricos que vem desde o início de um local. 

Por exemplo, a França é um ótimo lugar para gastronomia, mas é bastante fechado, portanto comer em bistrôs e restaurantes de comida francesa, além de ir a confeitarias são ótimas opções, mas os pratos de outros países não são tão bons por lá, pois os franceses são bem tradicionalistas nesse sentido. 

Já se você for para Londres, poderá comer qualquer tipo de culinária e de muita qualidade, até mesmo brasileira, pois é uma cidade muito eclética. No Brasil, se você visitar a região Nordeste, os frutos do mar costumam ser o carro chefe da culinária; enquanto em São Paulo você encontrará mais variedades. 

Procurando os melhores restaurantes 

Procurar os melhores restaurantes de um local é muito mais simples depois da chegada da internet, pois lá podemos encontrar reviews e opiniões sobre praticamente qualquer estabelecimento de qualquer lugar, facilitando muito o seu trabalho. Mas sempre existem aqueles lugares secretos, verdadeiros tesouros escondidos. 

Esses locais pouco conhecidos, mas com uma comida local excelente precisam ser descobertos e isso só será possível com a indicação das pessoas. As pessoas podem ser fontes importantes de informação! 

Muitas cidades contam com guias turísticos que vão poder te informar tudo isso, mas se você preferir faça algumas amizades, faça perguntas a elas e bom apetite!