Melhores eventos de gastronomia do Brasil

O Brasil é um país extremamente diferente em cada uma das partes do seu território, mas toda essa variedade é o que faz nosso país ser o que é. A diversidade é uma das principais características de nosso povo de uma forma geral, tanto que podemos encontrar culturas e pessoas de todos os cantos do mundo por aqui. 

Como não poderia ser diferente, a gastronomia também reflete essa variedade de culturas e você pode encontrar comidas para todos os gostos por aqui. Para festejar toda essa cultura gastronômica, muitos festivais de culinária acontecem por todo o país. Se você é um admirador desses eventos, então precisa conferir o que vou contar a seguir: 

Aqui neste texto, separei quatro grandes eventos de gastronomia que acontecem em todo o Brasil. Alguns deles acontecem ao mesmo tempo em diversas cidades, outros são eventos localizados em um só lugar, mas todos eles reúnem somente alta gastronomia com o melhor que temos em nosso país. 

Além disso, esses eventos possuem ótimos preços, proporcionando acesso ao melhor da culinária local até mesmo para quem não tem tantos recursos.

A ideia é não somente festejar a culinária brasileira e mundial, mas também é democratizar o acesso a essa gastronomia a todos e é claro eleger os melhores restaurantes do país. 

Petrópolis Gourmet 

Esse é um festival gastronômico criado em 2001 e é considerado em um dos principais de todo o Brasil. Cada edição tem um tema que é acordado com todos os participantes. A ideia desse festival é manter tradições brasileiras, mas ao mesmo tempo ajudar a modernizar a gastronomia do país. 

Esse é um evento anual que ocorre na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e costuma acontecer no mês de novembro com duração de 10 dias. Ele é bastante valorizado pelo lado social, pois diversas instituições participam do evento. 

Brasil Sabor 

Esse não é um evento local, mas sim um evento que se espalha por todo o Brasil, tendo restaurantes participantes espalhados por todos os Estados, onde cada um deles tem de criar um prato especial para o evento e que irá concorrer como prato do ano. 

Por conta de tanta diversidade pelo país, esse é hoje o maior evento de gastronomia de todos. Geralmente ocorre em maio e você pode desfrutar desses excelentes pratos a preços promocionais, democratizando o acesso a eles. 

Restaurante Week 

Esse é um evento que foi criado nos EUA e veio para o Brasil em 2007. Hoje, por aqui, ele costuma acontecer em março e já conta com mais de 20 cidades participantes, sendo várias delas grandes capitais.

A ideia é o restaurante oferecer um menu com entrada, prato principal e sobremesa por um preço acessível, tanto no almoço como no jantar. 

Comida Di Buteco 

A comida de boteco é extremamente popular no Brasil, foi por isso que foi criado esse festival acompanhado de competição, onde os botecos oferecem os mais variados pratos tipicamente de botecos com seu toque especial e as pessoas elegem o melhor.

Costuma acontecer entre abril e maio em diversos estados brasileiros.