7 benefícios da cenoura

7 Benefícios da Cenoura para a Saúde - Santa Fome Foods Cenoura faz bem para visão e muito mais! Clique na Imagem e Conheça 7 benefícios dessa raiz que faz parte de muitos pratos de nosso cardápio.

Desde a antiguidade, a cenoura é considerada uma potente raiz medicinal e era servida nas sopas para que as pessoas doentes se recuperassem mais rapidamente.

Além de promover a saúde visual, também ajuda a evitar o envelhecimento precoce, melhorar a digestão, a pele, o sistema imunológico, a função cerebral e ajuda a baixar o peso.

Uma xícara de cenoura picada fornece a dose diária recomendada de vitamina A para adultos.

A cenoura está presente na maioria dos pratos do cardápio da Santa Fome Foods, também está na dieta dos brasileiros em diversas preparações e são muito importantes para nossa saúde.

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1 - Melhora a digestão

A cenoura é rica em fibras solúveis e insolúveis, como a pectina, celulosa, lignina e hemicelulose, que ajudam a combater a prisão de ventre porque aumentam o volume das fezes, além de diminuir o trânsito intestinal e ajudar a estimular a multiplicação das bactérias boas no intestino.

2 - Melhora a pele

Os carotenoides presentes na cenoura desempenham um papel protetor em todas as camadas da pele, reduzindo a sensibilidade à luz ultravioleta (UV) e aumentando o nível mínimo de exposição a esses raios.
 
Também, possuem ação altamente antioxidante (com a presença também do ácido lipóico) em todo o organismo, incluindo a pele, retardando o processo de envelhecimento e prevenindo e tratando doenças com psoríase, uma doença inflamatória da pele que causa vermelhidão e irritação.
 

3 - Fortalece o sistema imunológico

Acrescentar cenoura à alimentação ajuda a manter o sistema imunológico mais forte e o corpo consegue combater infecções com mais facilidade.
 
Isso acontece porque as cenouras contêm antioxidantes, que combatem os radicais livres, causados pelo cigarro, poluição ou estresse , os danos celulares e a inflamação. Possuem também vitamina C e A que reforçam o sistema imunológico, podendo beneficiar a saúde dos pulmões, auxiliando nas alergias respiratórias.
 

4 - Ajuda a baixar o peso

Incluir a cenoura diariamente na alimentação ajuda a aumentar a saciedade, já que uma cenoura crua média possui cerca de 3,2 gramas de fibras.

Além disso, possui poucas calorias, podendo ser incluída em saladas tanto cruas como cozidas, no entanto o seu consumo sozinho não promove a diminuição do peso, devendo ser feita com uma dieta baixa em calorias, gorduras e açúcares.

As cenouras cruas possuem um baixo índice glicêmico (IG) e, por isso, mantém a glicemia controlada, o que favorece a perda de peso, além de ser uma excelente opção para pessoas diabéticas.

5 - Proteje a Visão

A cenoura é rica em betacarotenos, que são substâncias precursoras da vitamina A.

No caso das cenouras amarelas, que contém luteína, conseguem exercer uma ação protetora contra a degeneração macular e as cataratas.

6 - Favorece o bronzeamento

Consumir cenoura ou seu suco pode contribuir para manter o bronzeado.

Isso ocorre porque as cenouras são ricas em betacaroteno, que estimula a melanina, que é responsável pela coloração da pele e protege contra os raios ultravioletas.

 

7 - Melhora a função cerebral

O betacaroteno do alimento também pode melhorar a função cognitiva e reduzir o risco de problemas de memória e demência relacionados à idade.

Esses danos cerebrais ocorrem devido ao estresse oxidativo que enfraquece a sinalização nervosa e reduz a função cognitiva.

A cenoura contém um carotenoide conhecido como luteolina, que pode reduzir déficits de memória relacionados à idade e inflamação no cérebro.

O alimento possui ação antioxidante, que previne o envelhecimento das células.

A cenoura está presente na maioria dos pratos da santa fome

A cenoura pode ser consumida crua em saladas ou sucos, ou cozida, podendo ser acrescentada em bolos, sopas e em ensopados para preparar carne ou peixes.

Para obter esses benefícios é importante consumir pelo menos 1 cenoura por dia.

É importante mencionar que a absorção de betacarotenos é mais efetiva quando a cenoura é cozida, por isso é possível alternar entre a crua e a cozida.

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