Qual é o papel da alimentação na prevenção do câncer de mama?

Qual é o papel da alimentação na prevenção do câncer de mama? A distância entre você e o câncer pode ser definida pela sua alimentação!

A distância entre você e o câncer pode ser definida pela sua alimentação!

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. O que significa dizer que as mudanças provocadas no meio ambiente pelo ser humano, os hábitos e os estilos de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos da doença. E o câncer de mama também entra nessa conta!

Muita gente se preocupa com o histórico familiar quando se fala dessa doença, e não está errado pensar assim.

No caso do câncer de mama, por exemplo, a influência genética corresponde a apenas 5 a 10%. Assim como o próprio INCA já sinalizou, os hábitos e estilo de vida são bem mais relevantes, sendo fatores que incluem a alimentação, peso corporal, atividade física, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e a amamentação.

Começando pela cozinha!

Até aqui podemos perceber que o câncer de mama é uma doença passível de prevenção, e a alimentação tem uma expressiva participação nisso!

Confira as dicas:

-20%

Alimentos in natura e minimamente processados:

Como o próprio Guia Alimentar para a População Brasileira orienta, uma alimentação adequada e saudável tem como base os alimentos in natura e os minimamente processados, aqueles que preservam características fundamentais do alimento natural, como o arroz e o feijão que comemos em casa. Eles são nossas principais fontes de energia e nutrientes que garantem o bom funcionamento do organismo.

Esse é um dos princípios fundamentais em todo o cardápio da Santa Fome.

Nossas refeições elaboradas com produtos naturais, frescos e de ótima qualidade, sem adição de conservantes, molhos prontos e óleo vegetal, a um preço acessível para sua rotina.

Saudabilidade e praticidade juntos

Outro aspecto importante da alimentação com a prevenção do câncer de mama tem a ver com a manutenção do peso. Afinal, o excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimulam a proliferação celular, a apoptose reduzida, a instabilidade genômica e, consequentemente, o surgimento da doença.

Portanto, uma alimentação variada e rica em alimentos in natura de origem vegetal tem grande potencial de te proteger contra o sobrepeso, obesidade e, claro, o câncer. Se for aliada a alguma prática de atividade física, os resultados tendem a ser ainda melhores!

Estudos mostraram que ao seguir um estilo de vida mais saudável, incluindo alimentação e prática de atividade física, diminuiu em 19% a incidência de câncer de mama em mulheres e reduziu 60% a mortalidade por essa doença. Sendo assim, podemos encarar essa mudança de vida como uma prevenção primária.

Então que tal começar por em prática essa ideia?

Planeje pra não errar!

Conheça nosso cardápio, são mais de 20 opções de refeições fitness ultra congeladas, processo que congela a comida rapidamente, evita a cristalização, mantem as características, propriedades e sabores dos alimentos.

Com promoções exclusivas nos kits semanais. Assim você garante que não vai sair de linha.

Prático, saudável e ainda ajuda você a ter mais tempo livre!

Conheça Nosso Cardápio

Santa Fome Foods, alimentação prática e saudável para seu dia a dia.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções e conteúdos!

Deixe um comentário

Enviar Mensagem
Estamos On-Line!